sexta-feira, 8 de abril de 2011

As dificuldades do auto-conhecimento

O sentido denotativo da palavra "auto-conhecimento" é conhecer a si mesmo. Porém para conhecer-se é preciso saber do que gosta e do que não gosta e para isso é necessário experimentar coisas novas e diferentes. E como todos sabemos o "experimentar coisas novas" é muito difícil pois nos traz medos, ansiedade, angustia e muitos outros sentimentos que a adrenalina nos proporciona.
Eu por exemplo convivo comigo a quatorze anos e ainda tenho muita dificuldade em entender o que sinto, o que gosto e o que quero. Mesmo se conhecendo você não se conhece, pelo menos não cem por cento; e é preciso de paciência e auto-compreensão para entender que você nunca vai se conhecer, que sempre haverá algo novo para experimentar, para fazer. Que sempre haverão novas aventuras, e que são essas as coisas que farão você se conhecer.
Com o tempo tudo ficará mais claro, seus sentimentos não serão mais tão embaralhados e confusos. Isso graças ao auto-conhecimento, que nunca conhecemos por inteiro e que nos traz milhares de dúvidas, mas que nos ajuda e depois esclarece tudo.
Ele é muito mais complexo do que parece não? Só depois de muito tempo refletindo percebi que é isso mesmo o que acontece, sempre achamos que nos conhecemos, mas sempre há coisas novas a se conhecer. E se há coisas novas a se conhecer não sabemos o que sentimos em relação à isso, e sem conhecer nossos sentimentos não temos o auto-conhecimento.
Complicado, complexo, difícil, chato, necessário, preciso... O auto-conhecimento resumi-se basicamente nisso. Mas apenas basicamente pois existem muitos outro adjetivos para esse simples substantivo composto.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário